Celebrações

Purim

purim-kosher-in-portugal-meals-grocery-store

Purim é uma celebração judaica que comemora a salvação do povo judeu de uma conspiração para o exterminar na antiga Pérsia. É celebrado no dia 14 de Adar no calendário hebraico, que cai algures entre Fevereiro e Março no calendário gregoriano. A festa é uma ocasião de alegria que envolve a leitura do livro bíblico de Ester, mascararmo-nos com fatos, máscaras, dar presentes de comida a amigos e familiares, e banquetearmo-nos com comidas tradicionais.

A história de Purim tem lugar no século IV a.C., quando o povo judeu vivia na Pérsia sob o domínio do rei Ahasuerus. O conselheiro do rei, Haman, convence Ahasuerus a ordenar o extermínio de todos os judeus do reino. Contudo, a rainha Ester, que é secretamente judia, desmascara a trama ao revelar as verdadeiras intenções de Haman ao rei. O rei ordena a execução de Haman, e o povo judeu é salvo.

Para comemorar este acontecimento milagroso, judeus de todo o mundo celebram Purim com uma variedade de costumes e tradições. Um dos costumes mais conhecidos é a leitura do livro bíblico de Ester, também conhecido como o Megillah. A Megillah é lida em voz alta em sinagogas e outros locais de reunião, e a congregação é encorajada a participar, vaiando e assobiando sempre que o nome de Haman é mencionado.

Outro costume popular é o uso de fatos e máscaras. Esta tradição remonta à Idade Média, quando os judeus na Europa eram frequentemente obrigados a usar vestuário distinto que os identificava como judeus. Em Purim, eles usavam trajes para disfarçar a sua identidade e celebrar a sua liberdade. Hoje em dia, os judeus de todas as idades vestem-se com trajes que vão desde personagens bíblicos tradicionais a figuras da cultura pop moderna.

Além de ler o Megillah e vestir-se com trajes, Purim é também uma época para dar presentes de comida a amigos e familiares. Estes presentes, conhecidos como mishloach manot, consistem tipicamente em dois tipos diferentes de comida ou bebida, e destinam-se a promover a unidade e a amizade entre a comunidade judaica. Alguns alimentos tradicionais que são frequentemente incluídos no mishloach manot são hamentashen, biscoitos em forma triangular cheios de fruta ou sementes de papoila, e uma bebida de fruta adocicada chamada arak.

No caso dos judeus de origem marroquina, é tradicional fazermos uns pequenos doces de base de amêndoa e recheados com doce de ovos – os queijinhos de amêndoa.

Outro alimento tradicional associado ao Purim é o kreplach, pequenos bolinhos recheados com carne ou vegetais. Estes bolinhos são frequentemente servidos numa sopa chamada shakshuka, que é feita com ovos, tomate, e especiarias. Outros alimentos populares de Purim incluem pão de challah, batata latkes, e frango assado.

No geral, o Purim é um feriado alegre e festivo que celebra a sobrevivência do povo judeu contra todas as probabilidades. Quer esteja a ler o Megillah, a vestir-se com fatos, ou a banquetear-se com comidas tradicionais, há algo para todos apreciarem neste dia especial. Portanto, reúna os seus amigos e família, cozinhe alguns hamentashen, e celebre o triunfo do bem sobre o mal com o resto da comunidade judaica.

Related Posts